"A espada gasta a bainha, costuma dizer-se. Eis o que aconteceu comigo. As minhas paixões fizeram-me viver, e as minhas paixões mataram-me". (Jean Jacques Rousseau)

setembro 16, 2010

Afiado ou Desgastado?

"A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feito"
(George Bernard Shaw)


Gosto muito dessa frase porque ela diz respeito à maneira de como encaramos as coisas que nos acontecem todos os dias.
Podemos nos deixar abater e desistir ou tentar superar nosso desafios e transformá-los em uma espécie de combustível para continuarmos seguindo em frente.
Não acho que a gente é apenas uma das duas características citadas na frase, apesar de serem controversas.
Acredito que certas coisas podem nos fortalecer e enfraquecer ao mesmo tempo. Digo isso sob a seguinte ótica: Nossas experiências nos ensinam a agir, nos prepararam para certas situações, direcionando melhor nossas reações, mas ao mesmo tempo, criamos um certo receio. Receio de sofrer. Receio de perder. Receio de cometer o mesmo erro de novo.
Se eu sou afiada ou desgastada?
Os Dois!
Afiada "por fora", lidando melhor com o que me acontence, entendendo melhor certas coisas, buscando aprender, usando minhas vivências como base de dicernimento.
Desgastada "por dentro", de tanto se machucar, uma barreira se formou, dificultando o meu "acreditar". Desgastada com uma ferida que insiste em se abrir de tempos em tempos. Desgastada ao ponto de estar estagnada.

Talvez o material de que fui feita, estivesse estragado.



* George Bernard Shaw  (1856 - 1950): dramarturgo, romancista, contista, ensaísta e jornalista irlandês. Autor de comédias satíricas que o tornaram espírito irreverente e inconformista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário