"A espada gasta a bainha, costuma dizer-se. Eis o que aconteceu comigo. As minhas paixões fizeram-me viver, e as minhas paixões mataram-me". (Jean Jacques Rousseau)

dezembro 12, 2010

Impermanência....

“Nunca podeis descer duas vezes no mesmo rio, pois novas águas escoarão sobre vós” 
Heráclito de Éfeso (540-480 a.C.)
 

"A impermanência é uma característica fundamental do vazio. Partindo dessa menor parte da matéria que conhecemos e ascendendo até o homem, notamos que tudo na natureza é mutável, tudo é uma constante mudança, como já dizia Heráclito de Éfeso.
E é esse movimento e transformação constante que reforça o conceito de ilusão das coisas manifestadas: toda a matéria é Maya (ilusão), ou Kosmos (aparência), que esconde Kaos (o grande vazio não manifestado).
Impermanência é a realidade para o budismo. O mundo é ilusório (Maya), para o hinduísmo e para o budismo: Tudo é e não é. Tudo o que se pode chamar de individualidade, é composto de várias outras individualidades, que por sua vez são compostas de várias outras partes, até se chegar à subpartícula, que não pode ser chamada de individual, posto que está em constante transformação e inter-relação com todas as outras subpartículas.
Refletir sobre a impermanência é um bom jeito de fazer as pazes com o mundo. Por exemplo: saber que um dia vamos perder alguma coisa nos faz dar mais valor a ela enquanto a temos.
Apenas contemplar o fato de que as coisas no fundo no fundo não nos pertencem e que não podemos alterar o fluxo dos acontecimentos, que um dia vamos morrer, que muitas e tantas vezes, nossos desejos e nossos apegos são nossos maiores inimigos traz um profundo sentimento de tranqüilidade, é quase como flutuar. 

Cada instante transformado em uma dádiva e cada encontro finalmente eterno enquanto dura. Despidos de tantas expectativas, preocupações, desejos de controlar, segurar, prender, vamos dar uma banana para o corvo triste e mergulhar de cabeça na aventura do viver".




Quando a gente aprende que o "Pra sempre" nem sempre existe fica tão mais fácil de aceitar a realidade que nos cerca.
Nos tornamos mais flexíveis, toleramos mais, nos preocupamos menos.
Se não deu certo hoje, eu ainda posso tentar consertar amanhã.
E se não deu certo mesmo; paciência, vamos em frente.
Mudanças fazem parte. Idéias, valores, gostos, pessoas em constante mutação.
A idéia de Impermanência faz parte de mim. Foi um valor que eu adquiri com o tempo, através de minhas experiências.
Aceitei que apenas o hoje vale a pena; que através do hoje construo meu amanhã. Passo a Passo. Sem grandes expectativas para que elas não se tornem frustrações.
Viva seu hoje.
Faça o que você acredita que vá te trazer bem.
Corra atrás de ser feliz independente do que os outros vão falar.
Você não depende deles. 
Sua felicidade e bem estar depende unicamente de VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário