"A espada gasta a bainha, costuma dizer-se. Eis o que aconteceu comigo. As minhas paixões fizeram-me viver, e as minhas paixões mataram-me". (Jean Jacques Rousseau)

dezembro 04, 2010

Cidade dos Ossos...

Diálogo entre Jace e Clary:


“Se você está realmente cansada, eu poderia te colocar para dormir,” ele disse. “Te contar história para dormir.”
Ela olhou para ele. “Você está falando sério?”
“Estou sempre sério.”
Ela se perguntou se foi o cansaço que fez ambos ficarem um pouco loucos. Mas Jace não parecia cansado. Ele parecia quase triste. Ela colocou o caderno de esboços na mesa de cabeceira, se curvando lateralmente sobre o travesseiro. “Ok.”
“Feche os olhos.”
Ela fechou eles. Ela podia ver a imagem depois da luz da lâmpada refletida contra suas pálpebras, como minúsculos prismas.
“Havia uma vez um menino,” Jace disse.
Clary interrompeu imediatamente. “Um menino Caçador de sombras?”
“É claro.” Por um momento um pouco de divertimento coloriu sua voz.
“Quando o menino tinha seis anos, seu pai lhe deu um falcão para treinar. Falcões são aves de rapina - matam aves, seu pai lhe disse, um Caçador de Sombras no céu.
“O falcão não gostava do menino, e o menino não gostava dele, também. Seu bico afiado fazia ele ficar nervoso, e seus olhos brilhantes sempre pareciam estar observando ele. Aquilo podia cortar ele com o bico e as garras quando ele se aproximava: Por semanas seus pulsos e mãos estavam sempre sangrando. Ele não sabia, mas o seu pai tinha selecionado um falcão que tinha vivido na selva há mais de um ano, e, portanto, era
quase impossível de domar. “Porém, o garoto tentou, porque o seu pai tinha dito a ele para fazer o falcão ser
obediente, e ele queria agradar a seu pai"
“Ele ficou com o falcão constantemente, mantendo ele acordado e falando com ele e até mesmo tocando música para ele, porque um pássaro cansado está destinado a ser mais fácil de domar. Ele aprendeu o equipamento: a cinta das pernas, o capuz para vedar os olhos, o cabo, a trela que limitam o pássaro ao seu pulso. Ele estava mantendo o falcão cego, mas ele não podia continuar a fazer isso, em vez disso ele tentou se sentar onde a ave pudesse vê-lo enquanto ele tocava e alisava suas asas, disposto a confiar nele. Ele a
alimentava na sua mão, e de primeira ela não quis comer. Mais tarde ela comeu tão selvagem que o seu bico cortou a pele da sua palma. Mas o menino estava satisfeito, porque eram progressos, e porque ele queria que a ave o conhecesse, mesmo que a ave tivesse que consumir o seu sangue para que isso acontecesse.
“Ele começou a ver que aquele falcão era bonito, que as asas finas foram construídas para a velocidade de vôo, que era forte e rápida, feroz e suave. Quando mergulhava no chão, era como se movido como a luz. Quando ela aprendeu a circular e chegar ao seu pulso, ele quase gritou com alegria.
“Às vezes o pássaro pulava para o seu ombro e colocava o seu bico no seu cabelo.
Ele sabia que a falcão o amava, e quando ele estava certo que não foi apenas domesticado, mas perfeitamente domesticado, ele foi até seu pai e lhe mostrou o que ele tinha feito, esperando que ele se mostrasse orgulhoso.
“Em vez disso o seu pai pegou o pássaro, agora manso e de confiança, nas suas mãos e quebrou o seu pescoço. Eu lhe disse para torná-lo obediente,‟ seu pai disse, e largou o corpo sem vida do falcão no chão. "Ao invés disso, você ensinou ele a amar você. Falcões não devem ser carinhosos animais de estimação: Eles são ferozes e violentos, selvagens e cruéis. Este pássaro não foi domado; ele foi arruinado.‟
“Mas tarde, quanto seu pai deixou ele, o garoto chorou em cima do seu animal, até que eventualmente seu pai enviou um empregado para pegar o corpo da ave e enterrá-la.
O menino nunca chorou novamente, e ele nunca esqueceu o que ele aprendeu: que o amor é para destruir, e ser amado é ser o que vai ser destruído.”



(Cidade dos Ossos - Cassandra Clare)

Um comentário:

  1. Muito legal seu blog Carol... já tive um blog assim, mas nem pra isso eu presto mais! rs. Ah, e sentimentos só servem pra ferrar nossas vidas, isso é fato =\. Bjo Camila Romani

    ResponderExcluir